O empresa têm sido destaque durante a quarentena, oferecendo apoio psicológico gratuito e conectando clientes e advogados.
A presente política do Isolamento Social, adotada como forma de conter a pandemia da COVID-19, têm obrigado muitos casais a intensificarem sua convivência durante, praticamente, as 24 horas do dia.
Para alguns casais, essa proximidade não representa nenhuma ameaça à relação. Todavia, para muitos outros essa “convivência forçada” acaba por realçar a fragilidade da relação conjugal, seja por gerar um aumento de brigas e conflitos, seja por, simplesmente, denotar a ausência do amor que, outrora, os teria unido.
Então acaba sendo certo que haja, neste período, um aumento no número de casais que pretendem se divorciar. Mas nessa pandemia, a tarefa de procurar a ajuda de um advogado de confiança, para que promova o procedimento de divórcio, certamente não é fácil.
É aí que surge uma startup jurídica que tem feito bastante sucesso, sendo até já apelidada pela Mídia de o “Tinder da Separação”. Estamos falando da Divórcio Consensual.
Segundo o Portal ExtraJus apurou junto ao fundador da plataforma, Amaro Monteiro, o objetivo é proporcionar à seus usuários um acesso facilitado à Justiça, prestando informações e conectando-os não apenas à advogados parceiros, mas à outros profissionais ligados à área de família, agregando, dessa forma, valor à sociedade como um todo.
Uma plataforma surgida do aumento de casos de Divórcio no País
Ainda segundo Amaro e sua sócia cofundadora, a advogada Marina Monteiro, a ideia da plataforma surgiu depois de identificarem, de um lado, o aumento da demanda de divórcios no País e, do outro, a dificuldade das pessoas encontrarem um advogado de sua confiança.
Além disso, identificaram que a maior dor daqueles que pretendem se divorciar é ter que se dirigir a um escritório e ser submetido a encontros formais e estressantes que, na maioria das vezes, geram grande desgaste emocional para ambas as partes. Evitar esse encontro é um dos grandes diferenciais da Divórcio Consensual, afirma seu fundador.
Vantagens para divorciandos e advogados
No site da Divórcio Consensual, o usuário faz um teste de elegibilidade, que determina em que situação se encontra o postulante ao divórcio.
Caso este preencha os requisitos para divorciar-se consensualmente, a plataforma indica a este usuário os documentos que devem ser colacionados ao pedido de divórcio, já o colocando em contato com o advogado parceiro da plataforma, que realiza o procedimento extrajudicial do divórcio. Em média, 1 semana basta para que o divórcio tenha sido lavrado pelo cartório.
Se o usuário tiver o seu caso identificado como não consensual, a plataforma também o encaminha à um advogado parceiro, mas neste caso, a um que atue o mais próximo possível da residência do divorciando, a fim de que a devida Ação Judicial seja proposta.
Para o advogado parceiro, a grande vantagem, além de um cliente pré-qualificado pela plataforma para realização do serviço advocatício, é o recebimento automatizado dos honorários devidos, respeitando os valores mínimos previstos na respectiva Tabela de Honorário da OAB.
Essa automatização, em uma ponta, facilita ao usuário o pagamento dos honorários em até 12 parcelas e, na outra, o causídico recebe integralmente seus honorários em 24 horas.
Confira abaixo a entrevista que realizamos com Amaro Monteiro, fundador da Divórcio Consensual.
Portal ExtraJus – Quantos usuários fazem, atualmente, uso da plataforma?
Amaro Monteiro – Já ajudamos milhares de pessoas desde o início, seja para consulta, reconciliação ou finalização do processo de divórcio.
ExtraJus – E destes, quantos efetivamente realizaram seus divórcios junto à Divórcio Consensual?
Amaro – Mais de 102 processos já passaram pela Divórcio Consensual.
ExtraJus – Houve um aumento da procura neste período de pandemia? Estão promovendo alguma ação especial neste período?
Amaro – Observamos sim um aumento relevante neste período. E diante disso, estamos em parceria com terapeutas de família para ajudar os casais que estão em conflito. Disponibilizamos 1 hora de consulta gratuita com o profissional de acordo com horário agendado previamente.
ExtraJus – Como tem sido a adesão de Advogados Parceiros? Quantos já fazem parte da plataforma?
Amaro – Não abrimos ainda para muitos advogados, estamos nos estruturando para isso, porém já temos 40 profissionais parceiros.
ExtraJus – O usuário já chega perguntando pela possibilidade da via extrajudicial? É visão da Divórcio Consensual dar preferência a indicar esta via?
Amaro – Normalmente as pessoas que chegam para finalizar já sabem que seu processo é extrajudicial. Nossa preferencia é pelo divórcio extrajudicial, porém atendemos a todos.
Para saber mais sobre a plataforma e, sendo do seu interesse, se tornar um advogado parceiro, basta acessar o site da Divórcio Consensual, clicando aqui.