Menu fechado

Sobre Nós

O Portal ExtraJus nasceu do meu desejo de fazer mais pela Advocacia Extrajudicial Brasileira, que cresce com a Desjudicialização.

Ao laborar como Examinador Jurídico no 2.º Ofício, tive a oportunidade de conhecer ramos do Direito praticamente ignorados pelas instituições de ensino superior, e os quais também não temos contato advogado, podemos assim dizer, da forma tradicional judicializada.

Foi nessa oportunidade profissional que me foi descortinado o Direito Notarial e o Direito Registral Imobiliário. No meu início no Cartório, eu acreditava que minha experiência na Advocacia me daria destaque em minha nova função, mas rapidamente percebi que pouco conhecia sobre o Registro Imobiliário.

Eu não queria perder aquela oportunidade, então, me restava cair de cabeça no estudo tanto da parte teórica, através de livros sobre o tema, como também, e principalmente, aprender no dia a dia a parte prática, através de colegas do cartório que possuíam mais de 30 anos de experiência na atividade.

Durante os mais de 4 anos no 2.º Ofício e tendo examinado mais de 1.300 processos de Averbação/Registro do cartório, desenvolvi uma atividade da serventia que revelou a mim o que hoje é minha missão: os atendimentos agendados para ajudar os usuários do cartório a cumprirem as exigências das notas devolutivas.

Ou seja, eu passei a ensinar os usuários, que na maioria dos que atendi eram advogados, tudo o que eu aprendi ao longo de mais de 4 anos. Eu me descobri então ensinando o Direito Notarial e Direito Registral.

Foi no atendimento agendado do 2.º Ofício que percebi que esse público de advogados tinham as mesmas dificuldades que eu tinha de entender o Registro Imobiliário, e transmitir meu conhecimento passou a ser meu propósito.

Mas em meados de 2016 eu daria outra grande guinada em minha carreira, em direção à minha nova paixão que era transmitir meu conhecimento acerca do tema. Com o advento do Novo CPC, vi no surgimento do procedimento extrajudicial da Usucapião uma grande oportunidade para Advogados de todo o Brasil aumentarem seus ganhos, não apenas em valor, mas como, principalmente, em recorrência de casos e em celeridade.

Foi então que inaugurei, com o apoio de uma parceria, o curso online Usucapião Extrajudicial na Prática, que ensina advogados, de todo o Brasil, não apenas o procedimento em si, mas também os meandros dos cartórios de notas e de registro de imóveis, possibilitando ao Advogado prever as exigências e já providenciar uma solução para as mesmas, deixando o procedimento ainda mais célere e seguro.

Agora em 2018, e com mais de 1.600 advogados de todo o Brasil como alunos do curso, percebi que o procedimento da Usucapião Extrajudicial era apenas uma porta de entrada para um novo foco de atuação do Advogado, impulsionado pelo fenômeno da Desjudicialização, a Advocacia Extrajudicial, que não é exercida apenas em cartórios.

Eu acredito que a Advocacia Extrajudicial é o futuro. Não que os procedimentos Judiciais não continuem existindo e sendo importantes para a sociedade. Mas na Sociedade do Futuro, eu acredito que o que será valorizado é a liberdade das partes de buscarem soluções mais céleres e mais acessíveis da obtenção da Paz Social.

Sabemos que o Brasil ainda tem uma cultura contenciosa. Isso se reflete na formação do futuro Operador do Direito, pouco sendo tratado quando o assunto é a atuação extrajudicial do Advogado.

Na faculdade, quando chega a ser citado, o tema é tratado de forma rasa, como se o futuro advogado só precisasse ouvir falar sobre, sem a menor perspectiva de que, de fato, o jovem advogado venha realmente, um dia, atuar nas vias extrajudiciais. Não é atoa que os Advogados, quando se deparam com a via extrajudicial, sofrem muito com o desconhecimento das regras jurídicas que a norteia.

Eu, percebendo essa dificuldade dos advogados, tanto no cartório, como no curso online Usucapião Extrajudicial na Prática, e entendendo o quanto a via extrajudicial representa uma tendência que não é passageira, vide o fenômeno presente no atual ordenamento jurídico brasileira da Desjudicialização, entendi que eu não podia parar apenas no curso. Tive o ardente desejo de contribuir com mais para a construção desse futuro.

Eu criei o curso sobre Usucapião Extrajudicial porque vislumbrei uma oportunidade de mercado para a Advocacia que, só me foi possível, por conhecer o cartório do “lado de dentro do balcão”, e pelo meu contato com o mercado imobiliário. Uma oportunidade que nem meus colegas de cartório vislumbraram e que agora, só os meus alunos do curso tem acesso.

Mas a questão é que a Usucapião Extrajudicial não é o único procedimento que escondia uma ótima oportunidade. A verdade é que todos os dias no 2.º Ofício eu enxergava várias outras oportunidades inexploradas, e as poucas que eram, eram dominadas por advogados contados no dedo, que obtiam ganhos muito acima da média!

Comecei a partir disso estudar outras formas de atuação extrajudicial da Advocacia. Descobri que havia um mar de possibilidades nas diversas práticas advocatícias extrajudiciais que podem gerar uma melhora significativa nos ganhos e na qualidade de aproveitamento do tempo para Advogados de todo o País.

Foi então que idealizei e fundei o Portal ExtraJus. Trata-se de um site de notícias e artigos voltados, exclusivamente, para o fomento da Advocacia Extrajudicial. Um espaço para que toda a Advocacia possa trocar ideias acerca destas práticas.

Como primeira grande iniciativa, eu promovi, através do Portal, a primeira edição do CONAEX – Congresso Online Nacional de Advocacia Extrajudicial, que contou com mais de 2.450 inscritos de todo o Brasil, e que ocorreu entre os dias 10 a 16 de setembro de 2018. Foram 14 palestras e entrevistas com palestrantes com forte atuação nas vias extrajudiciais, cada um dentro de sua área de atuação.

E agora, após o evento, estou iniciando a segunda grande iniciativa do Portal, que é a fundação da Academia ExtraJus, promovendo palestras, congressos, cursos, E-books e materiais diversos através de um sistema EAD voltado exclusivamente para o ensino das práticas advocatícias extrajudiciais.

Rodrigo Vilas Boas | Fundador do Portal ExtraJus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.